Empresários confiam na reativação da economia

Brasília – Os empresários brasileiros estão confiantes no crescimento da economia em 2004, segundo pesquisa divulgada ontem pela Confederação Nacional da Indústria. De acordo com o trabalho, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) de janeiro alcançou 62,4 pontos, o que representa um crescimento de 12% em relação ao resultado da pesquisa trimestral feita em outubro. O resultado deste mês é o maior desde janeiro de 2001, quando o índice registrou 65,3 pontos.

Segundo o coordenador da unidade de política econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, o resultado mostra que os empresários esperam uma melhora da economia devido ao bom desempenho das contas públicas, do balanço de pagamentos e da retomada do controle da inflação.

Em relação à economia brasileira, o indicador ficou em 66 pontos, contra 59,2 pontos de outubro de 2003. Em relação a sua própria empresa, a pesquisa mostrou um resultado de 69,5 pontos, contra 64,8 pontos em outubro. Segundo a metodologia da pesquisa, a pontuação acima de 60 pontos já indica otimismo dos empresários. Castelo Branco disse, no entanto, que a decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) de manter a taxa básica de juros Selic em 16,5% ao ano pode ter impacto no otimismo dos empresários com relação à economia.

“O Banco Central interrompeu o processo de queda nas taxas de juros e isso significa uma frustração para o setor industrial. A decisão trouxe incerteza e incerteza nunca é um bom sinal”, disse o economista.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo