O diretor-presidente da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), Benjamin Steinbruch, pediu a redução da TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) para o ministro do Planejamento, Guido Mantega. Segundo ele, essa redução é fundamental para a retomada de investimentos no País.
“A redução da TJLP é importante para viabilizar investimentos por parte do setor privado”, disse Steinbruch, ontem.
Segundo ele, Mantega se mostrou “simpático” a essa idéia. Uma possível redução da TJLP será discutida na reunião da próxima semana do CMN (Conselho Monetário Nacional) composto pelos ministros do Planejamento, Fazenda e pelo presidente do Banco Central.
Steinbruch disse que já fez a mesma solicitação a Palocci e a Meirelles. “Eles também foram simpáticos à idéia, mas não menos receptivos.”
O executivo disse que o empresariado precisa de uma TJLP mais “confortável”. Para ele, uma TJLP confortável ficaria no patamar de 8%. Hoje a TJLP está em 9,75% ao ano.
“Quem quer investimento novo sabe que a TJLP é importante. Com a sua redução, esses investimentos ficam mais factíveis.” A TJLP serve de referência para os financiamentos do BNDES.
A TJLP é fixada trimestralmente e ficou definida em 9,75% na última reunião do CMN, realizada em junho passado.