Empresário deve agir politicamente

O empresário brasileiro precisa ultrapassar sua mera existência econômica. Ele não pode se preocupar exclusivamente com o mercado ou com questões internas da empresa. Precisa saber que assuntos como taxas de juros, reforma tributária e cobrança de impostos não são apenas econômicos, mas questões também resolvidas nas estâncias políticas. Sendo assim, os empresários devem se tornar agentes políticos e visar o bem comum. A informação é do coordenador do “III Workshop Empresa, Empresários e Sociedade”, que acontece no prédio da reitoria da UFPR, em Curitiba, Paulo Roberto Neves Costa.

Na opinião de Paulo, assim como de outros participantes do evento, a inserção do empresariado na esfera político-partidário deve ser um traço característico e forte dentro do cenário contemporâneo do País. Segundo ele, muitos grandes empresários já possuem a preocupação de se tornarem agente políticos influentes, porém isto ainda não é muito observado entre os pequenos empresários. “Existem milhares de pequenos empresários, ainda sub-representados, que precisam exercer com maior intensidade e fortalecer suas funções democráticas. Eles devem se preocupar mais com as questões políticas do País e não ter medo de expressar suas idéias”.

As discussões políticas, de acordo com Paulo, devem ocorrer no ambiente interno das empresas e também no ambiente externo, junto aos representantes de classes, às próprias autoridades políticas – mantendo relações com os poderes executivo e Legislativo – e à sociedade em geral. Devem lutar pelo crescimento do País e pela incorporação das massas no mercado de trabalho. “A democracia exige muitos esforços”, finaliza.

Workshop

O workshop teve início ontem e deve terminar hoje, às 19 horas. A entrada é gratuita e os participantes irão receber certificado de curso de extensão da UFPR. Mais informações: (41) 252-6073.

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