Tecnologia

Empresa indiana consolida negócios em Curitiba

A Wipro Technologies, empresa de origem indiana que tem uma unidade em Curitiba desde 2008, consolidou ontem um passo importante para seus negócios, na capital paranaense.

Com a inauguração de seu Centro de Operações Global, o escritório curitibano passa a ter importância equiparada com outras seis unidades estratégicas da empresa no mundo.

O investimento no local já passa dos US$ 2 milhões e o número de funcionários chega a 350. A empresa presta serviços na área de TI (Tecnologia da Informação) e engenharia industrial para centenas de empresas de todo o mundo.

De acordo com o diretor da Wipro Technologies para a América Latina, o gaúcho Fernando Estrázulas, a partir do Centro de Operações de Curitiba (ou GDS, sigla para a expressão em inglês Global Delivery Systems), a empresa pode desempenhar qualquer tarefa já feita nas outras unidades do mundo.

“Nosso GDS está equipado para operar como os outros, incluindo o da Índia. Não há diferenças quanto a processos ou tecnologias usadas”, explica. A unidade indiana a que o executivo se refere é localizada na cidade de Bangalore e emprega mais de 15 mil pessoas.

Para Estrázulas, o mercado brasileiro está indo no caminho certo e o desenvolvimento do País em tecnologia e inovação já é melhor. Porém, ele reluta em confirmar a possibilidade da unidade em Curitiba chegar perto do tamanho da indiana. “Eles estão com bem mais tempo de estrada”, diz.

Segundo o diretor da Wipro, cerca de 70% dos serviços prestados pela empresa a partir de Curitiba são destinados ao mercado nacional. Os 30% restantes atingem principalmente Estados Unidos, Canadá e outros países da América Latina.

Os clientes são poucos apenas 20 , mas grandes. A maioria é de multinacionais. Alguns nem permitem a divulgação de seus nomes, mas entre as empresas que autorizam, estão Cargill e Ambev. Outros são de áreas de varejo, bancos, combustíveis, bens de consumo, logística e indústrias de base tecnológica.

Fuso horário

Estrázulas esclarece que o objetivo das unidades globais da Wipro Technologies não é competir entre si. Ele explica que o fuso horário em que a unidade curitibana está posicionada impede, por exemplo, que serviços sejam prestados para a Ásia. Ainda assim, o GDS de Curitiba é mais um a ajudar a companhia a permanecer em funcionamento, globalmente, sem interrupções.

A característica, chamada “follow the Sun”, permite que serviços tenham continuidade em outras unidades, à medida que o horário comercial termina em cada fuso.

“A empresa funciona 24 horas por dia sem que funcionários precisem trabalhar de madrugada”, brinca Estrázulas. Outras unidades como a de Curitiba funcionam nos EUA, México, China, Cingapura, Filipinas e Romênia.

Para o executivo, Curitiba apresentou uma série de vantagens para vencer a concorrência promovida pela empresa no Brasil, que reuniu cidades próximas à capital paulista e Porto Alegre.

Entre as conveniências, Estrázulas destacou a infraestrutura, a mão-de-obra qualificada e a posição geográfica estratégica, que permitiu o recrutamento nem só de talentos locais, mas também do Interior do Estado, da cidade de São Paulo e do Vale do Itajaí, em Santa Catarina.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo