continua após a publicidade

A Conferência Internacional Business as Agent of World Benefit (B.A.W.B) começou ontem, em Curitiba, com a participação de mais de 500 pessoas. A proposta do encontro é mobilizar a classe empresarial e suscitar alianças para ações que tragam benefícios para a sociedade. O conceito do B.A.W.B é o de que as empresas não podem mais pensar apenas no lucro, é necessário o envolvimento das corporações nas questões sociais.

O tema foi enfatizado pelo professor norte-americano David Cooperrider. Em sua palestra, ele também destacou a importância da participação de líderes na criação de ambientes favoráveis ao desenvolvimento organizacional. "A tarefa das lideranças é alinhar os pontos fortes de modo que as fraquezas se tornem irrelevantes dentro de um sistema".

O B.A.W.B utiliza como principal ferramenta de discussão, detalhamento e conhecimento de cases, a metodologia organizacional Investigação Alternativa (I.A.), criada por Cooperrider, e que se caracteriza por colocar o foco não nos problemas, mas sim a identificação dos pontos fortes. "Ou seja, as ações positivas são valorizadas, resgatadas e potencializadas para basearem o planejamento do futuro", disse.

continua após a publicidade

"Todo líder tem que ter uma linha apreciativa, ver o verdadeiro, o melhor das pessoas, para alavancar o sistema", disse Cooperrider, para quem somente com esta visão é possível serem formadas alianças entre os grupos e a sociedade. "Nenhuma pessoa, empresa ou país pode fazer algo sozinho", reforçou. Em consonância com o discurso do norte-americano, o tema-base da conferência B.A.W.B. é "Alianças de Prosperidade em Benefício do Mundo".

Cases

continua após a publicidade

A 2.ª Conferência Internacional B.A.W.B. prossegue durante esta sexta-feira no Centro de Exposições Horácio Coimbra, no Cietep. De acordo com a programação, as organizações que desenvolvem trabalhos conectados com a Investigação Apreciativa vão apresentar seus cases aos participantes.