A empresa curitibana Carob House está apostando em um produto inédito no mercado brasileiro que pretende substituir o chocolate. O produto é feito à base de alfarroba, um fruto nativo da Costa do Mediterrâneo. Desde o início das pesquisas, em 1999, até a produção em escala comercial, que começou esse ano, a empresa investiu US$ 200 mil, e espera ter o retorno do investimento em menos de um ano.
Esse resultado positivo, afirma a diretora comercial, Eloísa Orlandi Giunti é devido à boa aceitação no mercado. “Em dois meses já conseguimos colocar o produto em lojas e restaurantes de comida natural, clínicas e academias. Já existem também contatos para a exportação para os Estados Unidos, Oriente Médio e China”, revelou. Por ter baixos conteúdo calórico e teor de gordura, a alfarroba é muito empregada em produtos das linhas light e diet.
“Existe uma lacuna deixada pelas indústrias de chocolates para esses clientes. E é esse mercado que queremos conquistar”, diz o responsável pela formulação do produto, Luiz Carmine Giunti. Outra vantagem da alfarroba é que ele não contém agentes alergênicos e estimulantes, como a cafeína e teobromina, presentes no cacau.
A produção foi tercerizada na fábrica de chocolates Salvare, em Curitiba, com capacidade para dois mil quilos por dia.
O interesse pela alfarroba, conta Luiz Carmini, começou em 1987 quando ele trabalhava em uma indústria de alimentos no Canadá. Em 1999, já no Brasil, ele intensificou pesquisas e o desenvolvimento do produto. No Canadá e EUA o produto já é consumido desde a década de 80. A Carob House vai utilizar matéria-prima da Espanha.
A empresa está colocando no mercado tabletes de 32 g embalagens com produto em pó. Até o final do ano, lança trufas, barras de 100g e granulado. Em 2004, haverá ovos de Páscoa e sorvetes.