A empresa Fertilizantes Heringer SA, estabelecida no distrito de Alexandra, em Paranaguá, vai permanecer fechada. O Tribunal Regional Federal da 4.ª Região negou pedido de suspensão dos efeitos de decisão judicial da Justiça Federal de Paranaguá, proferida no dia 28 de abril, determinando o fechamento da empresa por irregularidades em seu funcionamento.
Segundo denúncias de moradores da região, a empresa teve sua licença ambiental suspensa porque foram apresentadas provas de que as atividades estavam causando graves e importantes impactos ambientais na coletividade. Além de corte de vegetação, foi constatada a poluição de rios, bacias e do ar.
Amostras das águas provenientes das galerias pluviais e bacia de decantação da região, analisadas por técnicos do IAP, apontaram concentração do composto químico sulfato, que pode diminuir a oxigenação dos ambientes aquáticos e terrestes, alterando o equilíbrio das espécies da fauna e da flora.
Ainda existe a recomendação da paralisação imediata das operações da empresa pelo Corpo de Bombeiros, porque o sistema fixo de proteção contra incêndios não funciona – fato comprovado pela ocorrência de um incêndio no início de 2009.