A EngeMOVI, empresa residente na Incubadora Tecnológica de Curitiba (Intec), do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), pretende em 2012 lançar mais um produto tecnológico de fabricação independente. Em fase de desenvolvimento, o equipamento é um robô batizado de Hexaflex, capaz de executar tarefas que exijam força, rigidez e flexibilidade de movimentos em ambientes de trabalho críticos, sujos e até mesmo molhados.
De acordo o gerente de automação da EngeMOVI, Gustavo Emmendoerfer, o robô será o maior projeto da incubada. A maior parte do investimento virá do Fundo Setorial do Petróleo e Gás Natural da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/CT-Petro), que aprovou o projeto em edital. “Enviamos o projeto em 2008, mas, com a queda no preço do barril do petróleo, o investimento foi suspenso”, conta Gustavo. O projeto foi aprovado em 2010, mas com um orçamento menor que o anterior.
O robô Hexaflex é utilizado em processos que requerem aplicação de grande força, como na colocação de pinos e soldagens por atrito em dutos, silos e tanques. Um exemplo, segundo Emmendoerfer: a soldagem do casco de um navio poderá ser feita pelo robô. O projeto foi enviado ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e por enquanto está em sigilo. A EngeMOVI tem uma perspectiva de patente que lhe dá o direito de explorar a tecnologia.
Apesar de do pouco tempo de existência, desde 2007 a EngeMOVI fez diversas parcerias, inclusive com empresas de grande porte, como Petrobras, Centro de Pesquisa em Tecnologia de Inspeção da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Ceti/PUC-Rio), Pipeway, Tecsis, Prysmian, ALL, Velsis, UFSC, UTFPR, UFU, Copel e Lactec.
Para o gerente de software, Ricardo Artigas Langer, por ser 100% inovadora a EngeMOVI sempre desenvolveu tecnologias de ponta e todas foram resultado de cooperações com outras empresas que precisavam de uma solução que atendesse a normativas ou fosse necessária para realizar um processo. “Para nos firmarmos como empresa de tecnologia, precisávamos ter projetos bem desenvolvidos que mostrassem nossa capacidade técnica”, explica Ricardo.
A EngeMOVI possui uma equipe multidisciplinar e oferece consultoria e soluções tecnológicas, inovando em projeto mecânico, automação industrial, eletrônica, software, controle, visão de máquina, instrumentação e robótica.
As informações são da Assessoria de Comunicação da Intec.