A Nokia mostrou nesta quarta-feira (2) quatro modelos de celular dirigidos a
consumidores de mercados emergentes que estão a ponto de substituir seus atuais
aparelhos. A empresa, que produz quatro de cada 10 celulares vendidos no mundo, vem
defendendo ferozmente sua liderança nos mercados emergentes e na produção de modelos de baixo custo, em função da desaceleração no crescimento da Europa e da América do Norte. Os novos modelos da Nokia têm preços de entre 50 e 90 euros (entre R$ 136 e R$ 244) e têm por alvo os produtos mais baratos dos principais concorrentes da empresa, os quais até agora não conseguiram competir com ela em termos de aproveitar os benefícios de escala.
A Nokia acredita que vendas de substituição a consumidores que já têm um celular devem crescer para mais de 60% do volume de venda dos mercados emergentes este ano, ante cerca de 50% no ano passado. "Vemos uma importante tendência se instalando aqui", disse Alex Lambeek, diretor de negócios em mercados emergentes da divisão de celulares de preço mais baixo na Nokia.