Com investimento aproximado de 4,5 milhões de euros e previsão de gerar 2 mil empregos diretos até 2010, a franco-holandesa Atos Origin – prestadora internacional de serviços de tecnologia da informação – será a mais nova empresa a se instalar em Curitiba. O protocolo de intenções para a instalação foi assinado ontem pelo prefeito Beto Richa e pelo diretor-presidente da Atos Origin na América Latina, Sérgio Bartoletti. Será o segundo Centro Global de Offshore da empresa; o primeiro está localizado na Índia.
De acordo com Marco Land, diretor de operações da Atos Origin na América do Sul, a escolha por Curitiba se deu pelas facilidades, infra-estrutura, capacitação de mão-de-obra e aposta no Tecnoparque – programa que prevê incentivos fiscais e tributários para instalação de empresas próximas à Fiep e universidades. Inicialmente, dez cidades estavam na disputa.
O Centro de Offshore, onde serão desenvolvidas e implementadas soluções de software para grandes empresas, deve começar a operar em meados de outubro a novembro, prevê Land. Para este ano, a previsão é contratar 200 pessoas – até 2010, serão outras 1,8 mil. No público alvo estão alunos das faculdades de tecnologia de informação. A Atos Origin está presente em 40 países, gera receitas anuais de 5,5 bilhões de euros e emprega 47,7 mil pessoas.
Segundo Juraci Barbosa Sobrinho, presidente da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba, a política municipal de atração de empresas, principalmente de alta tecnologia, é permanente. ?Temos 51 instituições de ensino e 43% são da área tecnológica. Estamos trazendo empresas para absorver essa mão-de-obra?, afirmou.