O emprego industrial caiu 0,6% em dezembro do ano passado, na comparação com novembro, na série com ajuste sazonal, segundo informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação a dezembro de 2008, o emprego registrou queda de 2,7%.
Com o resultado, o emprego na indústria fechou o ano de 2009 com uma queda de 5,3%. Este é o pior resultado desde o início da série histórica anual da pesquisa, em 2002.
No entanto, os técnicos do IBGE destacaram, no documento de divulgação da pesquisa, que a queda ante o mês anterior “não alterou a trajetória ascendente do emprego”.
Os dados mostram que o índice de média móvel trimestral, considerado o principal indicador de tendência, registrou alta de 0,4% no trimestre encerrado em dezembro ante o terminado em novembro.
Folha de pagamento
O valor da folha de pagamento real dos trabalhadores da indústria recuou 3,7% em dezembro ante novembro, na série com ajuste sazonal. Na comparação com dezembro de 2008, segundo o IBGE, a folha registrou redução de 5,0%.
No acumulado de 2009, a folha de pagamento real teve recuo de 2,8%. Já o índice de média móvel trimestral da folha registrou queda de 1,2% no trimestre encerrado em dezembro ante o terminado em novembro.