Emprego na indústria sofre quarta queda mensal consecutiva

O emprego industrial caiu 1,3% em janeiro de 2009 ante dezembro de 2008, na série com ajuste sazonal, informou nesta quinta-feira (12) o IBGE. É o quarto resultado negativo consecutivo apurado pelo instituto nessa base de comparação.

Ante janeiro do ano passado, o emprego recuou 2,5%, na segunda taxa negativa consecutiva ante igual mês de ano anterior e na maior queda da série histórica da pesquisa, iniciada em 2001.

Nos últimos 12 meses até janeiro, a ocupação no setor industrial ainda registra resultado positivo, de 1,6%, mas este é o menor nível para o indicador em 12 meses desde setembro de 2007.

O número de horas pagas também ficou negativo pela quarta vez consecutiva, tanto em relação ao mês anterior, na série com ajuste sazonal (-1,8%), quanto em relação ao mesmo mês do ano anterior (-3,6%). O recuo ante igual mês de 2008 representou a maior queda apurada na série histórica da pesquisa.

A folha de pagamento real do setor teve queda de 1,2% em janeiro deste ano ante a de dezembro do ano passado (com ajuste sazonal), mas aumentou 1,2% sobre janeiro de 2008.

Tendência

O índice de média móvel trimestral do emprego industrial, considerado o principal indicador de tendência, registrou no trimestre encerrado em janeiro queda de 1,3% ante o trimestre encerrado em dezembro, mostrando ampliação das perdas em relação à média móvel apurada no trimestre finalizado em dezembro ante o terminado em novembro.

No que diz respeito às horas pagas na indústria, o índice de média móvel trimestral caiu 1,7% em janeiro, acentuando as quedas observadas em dezembro (-1,2%) e em novembro (-0,4%), segundo o IBGE.

O índice de média móvel da folha de pagamento real também mostrou recuo em janeiro, com queda de 1,4%.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo