Emprego industrial sobe 0,2% em dezembro

O emprego industrial mostrou alta de 0,2% em dezembro de 2011 contra o mês anterior, novembro, informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em novembro do ano passado, a ocupação no mercado de trabalho da indústria caiu 0,1% ante mês anterior.

Em relação a dezembro de 2010, o saldo é negativo: o emprego industrial caiu 0,4% em dezembro do ano passado, queda mais fraca do que a apurada em novembro (-0,5%) nesta mesma base de comparação.

Com o desempenho de dezembro, o emprego industrial fechou 2011 com alta de 1%, após avançar 3,4% no ano anterior. A alta de 2010 foi a mais forte da série histórica do emprego na indústria, iniciada em 2002, favorecida por base de comparação baixa referente a 2009 – ano em que a economia brasileira sentiu, de forma mais aguda, os efeitos negativos da crise global.

Alimentação e transporte

As maiores contribuições para o IPCA de janeiro partiram dos aumentos de preços em alimentação e bebidas (0,86%) e em transportes (0,69%), segundo informou o IBGE. As duas classes de despesa, juntas, responderam com 0,34 ponto porcentual do índice do primeiro mês do ano.

Isso, na prática, fez com que os dois grupos fossem responsáveis por 61% do IPCA de janeiro. Em termos de contribuição, em pontos porcentuais, os alimentos ficaram com 0,20 ponto porcentual; e os transportes, com 0,14 ponto porcentual.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna