O emprego industrial subiu 0,4% em setembro ante agosto, na série com ajuste sazonal, divulgou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com setembro do ano passado, a ocupação no setor caiu 6,5%.
Ainda de acordo com o IBGE, o índice de média móvel trimestral do emprego na indústria brasileira registrou aumento de 0,3% no trimestre encerrado em setembro ante o terminado em agosto, mostrando pequena aceleração em relação ao índice apurado em agosto, de 0,2%.
Até setembro, o emprego na indústria acumula queda de 5,6% no ano e de 4,2% em 12 meses. No terceiro trimestre, ante o trimestre imediatamente anterior, houve aumento de 0,3% na ocupação, revertendo três trimestres consecutivos de queda nessa comparação. Ante o terceiro trimestre de 2008, o emprego na indústria recuou 6,7%.
O valor da folha de pagamento real (descontada a inflação) dos trabalhadores da indústria aumentou 1,7% em setembro ante agosto, revertendo o resultado negativo registrado em agosto (-0,5% ante julho), segundo divulgou o IBGE. Na comparação com setembro do ano passado, a folha registrou queda de 4,9%.
O indicador de média móvel trimestral da folha cresceu 0,4% no trimestre encerrado em setembro ante o terminado em agosto, revertendo a queda de 0,7% apurada no índice de agosto. No ano, a folha acumula queda de 2,5% e, em 12 meses, recuo de 0,7%.
No que diz respeito aos dados trimestrais, a folha real da indústria caiu 0,3% no terceiro trimestre ante o trimestre imediatamente anterior e registrou queda de 5% na comparação com igual trimestre do ano passado.