O emprego formal no comércio varejista da Região Metropolitana de São Paulo registrou em setembro alta de 5,3% ante o mesmo mês do ano passado. A informação faz parte de análise realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP) sobre dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

continua após a publicidade

Em setembro, o saldo mensal de postos de trabalho ocupados foi de 966.926, ante 917.998 no mesmo mês de 2010. O emprego formal também apresentou aumento (0,3%) em relação a agosto, quando o saldo de postos de trabalho foi de 964.147. A entidade comercial prevê uma tendência de estabilidade para os próximos meses nas contratações do setor.

A análise da Fecomercio-SP aponta ainda que a rotatividade no comércio geral foi de 4,8%. Os segmentos que tiveram as menores taxas em relação às verificadas em agosto foram os de Lojas de Departamentos (6% contra 4%), Farmácias e Perfumarias (4,8% contra 4,5%), Autopeças e Acessórios (4% contra 4,2%) e Materiais de Construção (4,7% contra 4,9%).

A entidade comercial observa que a crise internacional tem causado temor em parte dos empresários de todos os setores da economia brasileira, pressionando o nível de contratações formais. “Dentro desse cenário de incerteza, os empresários do comércio estão cautelosos quanto ao rumo de seus negócios em 2012 e, com isto, preferem manter o atual quadro de funcionários em vez de ampliá-lo”, avalia a entidade, em nota.

continua após a publicidade