O número de trabalhadores com carteira assinada no comércio varejista da Região Metropolitana de São Paulo aumentou 4,5% em 2012, informou hoje a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Em dezembro último, o setor empregava 981.107 trabalhadores, enquanto no mesmo mês de 2010 o total chegava a 938.426. Ante novembro (984.059 vagas), o resultado de dezembro mostra que houve uma queda de 0,3% no número de empregados com carteira assinada.
De acordo com a FecomercioSP, o número de contratações caiu 25% entre novembro e dezembro – de 52.360 para 39.496 -, enquanto o total de funcionários demitidos subiu de 41.234 para 42.448. O resultado, interpretado como um ajuste sazonal pela federação, foi o fechamento de 2.952 vagas. “Um resultado esperado, já que em dezembro, sazonalmente, o número de contratações no comércio varejista é menor”, explica a entidade, em nota.
Os números divulgados pela entidade utilizam dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, e indicam que a rotatividade do comércio em dezembro foi de 4,2% e a média anual, de 4,7%. Dos dez setores pesquisados, apenas o de lojas de departamentos registrou aumento de contratações sobre novembro: 4,6% ante 4,3%.
De acordo com a federação, a crise internacional se manifestou timidamente no mercado interno. Para 2012, a tendência é de que o consumo no Brasil não seja comprometido e as contratações sejam favorecidas por causa da queda da taxa de juros e da maior facilidade no acesso ao crédito. “Os empresários do comércio devem enfrentar um período de mais confiança e predisposição de aumento nas contratações formais”, afirma a nota.