O diretor-geral da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), embaixador Luiz Henrique Pereira da Fonseca, participou ontem, em Curitiba, de um encontro que discutiu as oportunidades de cooperação técnica internacional das instituições do Estado do Paraná. O embaixador se reuniu com representantes de diversas entidades, como secretarias estaduais, universidades, centros de pesquisas e associações comerciais, que apresentaram propostas de interesse para o desenvolvimento de projetos de cooperação.
A visita do embaixador a Curitiba faz parte de uma estratégia do Itamaraty de se aproximar dos estados e vislumbrar oportunidades de relações exteriores. Um dos compromissos do diretor-geral da ABC na capital foi visitar o laboratório central de análise da qualidade do leite, que está funcionando na sede da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos de Raça Holandesa. O laboratório, criado no início da década de 90, foi desenvolvido através de uma cooperação com um órgão de apoio canadense e se tornou um exemplo na área para todo o Brasil.
Agora a unidade está tentando novamente uma cooperação para ampliar seus trabalhos, que incluem parcerias com a Universidade Federal de Pernambuco. O embaixador é quem está intermediando os contatos com a agência canadense. Segundo Luiz Henrique Pereira da Fonseca, por sua condição de desenvolvimento, o Brasil necessita cada vez menos de cooperação, o que o coloca como um potencial para dar apoio a outros países. Entre as cooperações bilaterais encabeçadas pelo Brasil o embaixador citou ações desenvolvidas por órgãos como a Embrapa, Fundação Osvaldo Cruz e Senai em regiões como o Paraguai, Angola, Timor Leste e Haiti.