A demanda dos consumidores por crédito caiu 12,0% no mês de agosto na comparação com agosto de 2013, segundo a Boa Vista Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Em outras bases comparativas também houve queda: as retrações foram de 4,9%, no acumulado dois oito primeiros meses do ano, e de 3,1%, em 12 meses. Na comparação com julho, houve um leve aumento, de 0,5%, já descontados os efeitos sazonais. “Contudo, esse aumento pode ser considerado pontual, uma vez que a tendência é de queda”, diz a instituição, em nota.
A análise dos segmentos que compõem o indicador geral indica que o recuo de 0,9% na demanda por crédito em instituições financeiras limitou a alta na margem, já que o outro componente, que mede a demanda por crédito no setor não-financeiro, registrou alta de 1,4% nesta base comparativa.
A Boa Vista ressalta que o mercado de crédito passou por diversos ajustes nos últimos meses com o objetivo de estimular a retomada da procura por financiamento por parte dos consumidores. “Contudo, pelo próprio caráter das medidas mais estruturais, até o presente momento os impactos não foram significativos”, diz a instituição, ponderando ser possível uma reversão deste cenário apenas em meados de 2015, com a “suavizando o atual aperto monetário e, consequentemente, maiores estímulos à demanda”.
O indicador de Demanda por Crédito – Pessoa Física é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF feitas por empresas à base de dados da Boa Vista. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.