Somente nos três primeiros dias da parceria dos Correios com o Banco do Brasil, 1.077 contas do Banco Postal foram abertas no Paraná. O número de operações bancárias realizadas em 416 agências próprias da ECT no Estado passou de 40 mil. Em todo o Brasil, aproximadamente 24 mil contas foram abertas nos primeiros dias de operação.
Para abrir uma conta, o interessado deve procurar uma agência dos Correios que tenha o Banco Postal, munido de Identidade com foto, CPF regularizado, Comprovante de endereço, documentos originais e cópias. Também é necessário algumas referências pessoais e o depósito mínimo de R$ 5,00.
Há uma taxa de manutenção de R$ 6,80, o cliente tem direito a quatro extratos mensais gratuitos. O saldo que permanecer na conta por mais de 30 dias rende com os juros da poupança.
A parceria dos Correios com o Banco do Brasil começou em 2 de janeiro. Mais de 6 mil agências próprias da ECT operam o Banco Postal em 5.273 municípios em todo o País, ou seja, 95% do território brasileiro. Elas oferecem diversos serviços, como abertura de contas, saques, depósitos, acolhimentos de propostas de empréstimos e cartão de crédito, pagamentos de contas, consultas de saldos e extratos e pagamentos de benefícios do INSS.
A aliança histórica entre as duas grandes empresas públicas brasileiras irá possibilitar aos Correios dar continuidade ao compromisso governamental de promover a inclusão bancária e social, inclusive, por meio da interiorização dos serviços financeiros nas regiões mais remotas do Brasil.