O pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) começa hoje no Estado de São Paulo para veículos com placas de final 1 e terminará no dia 21 de janeiro. Os proprietários que optarem pela quitação à vista terão 3% de desconto. Quem escolher o parcelamento em três vezes também começa a pagar o imposto hoje. Outra opção é a cota única, sem desconto, em fevereiro.
O contribuinte que não recolher o imposto no prazo indicado deve pagar multa de 0,33% ao dia e juros de mora, calculados pela Selic (a taxa básica de juros da economia). A multa sobe para a taxa fixa de 20% quando o atraso é superior a 60 dias. Neste caso, o proprietário fica impedido de pagar o licenciamento e pode ter o veículo apreendido.
A Secretaria Estadual da Fazenda não envia aos proprietários as guias de pagamento, mas apenas avisos com a data do recolhimento. Com o aviso em mãos e o documento do carro é possível pagar o IPVA, o seguro obrigatório e o licenciamento antecipado, além das multas, se houver. Para isso, basta se dirigir a um guichê de uma agência bancária credenciada, a caixas eletrônicos ou utilizar a internet. Também é possível programar o débito automático em conta corrente. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.