O Banco Central de Taiwan informou hoje que está monitorando o “hot money” (dinheiro especulativo) e possíveis bolhas nos preços, citando a Organização das Nações Unidas (ONU), o G-20 (grupo das 20 maiores economias do mundo) e o Fundo Monetário Internacional (FMI), que defendem o controle de capital para que as economias asiáticas evitem bolhas de ativos. “Os investidores devem prestar atenção àqueles problemas”, disse o vice-presidente do Banco Central George Chou, sem elaborar sua afirmação.

continua após a publicidade

Esta é a terceira vez desde o fim do ano passado que o BC de Taiwan envia sinais de alerta sobre a excessiva valorização dos ativos. Embora o BC não tenha elaborado seu comunicado em relação aos controles de capital, Cheng Cheng-mount, economista-chefe do Citigroup Taiwan, disse que a autoridade monetária pretende moderar o fluxo de entrada de fundos estrangeiros nos mercados de câmbio e de propriedade.

Este fluxo elevou, nos últimos meses, o valor do dólar de Taiwan. O BC tem repetidamente orientado os investidores estrangeiros a investirem seus recursos em ações locais ou em bônus, no lugar de deixá-los em contas em moeda local.

Hoje, o dólar americano fechou a 31,790 dólares de Taiwan, numa leve recuperação do nível de fechamento de segunda-feira, de 31,780 dólares de Taiwan, que foi o seu menor fechamento desde a cotação de 31,761 dólares de Taiwan registrado em 4 de setembro de 2008. “O banco central pode tomar ações para conter o fluxo de entrada de fundos estrangeiros se considerar a ameaça da bolha de ativos como real ou maior mais tarde”, disse Cheng.

continua após a publicidade

O BC de Taiwan pode impor barreiras legais ou apertar medidas de movimentação de capital, disse Cheng. Segundo ele, é atribuição do regulador monetário definir situações que justifiquem uma intervenção. As informações são da Dow Jones.