Em decisão unânime, BC reduz taxa Selic para 11,25%

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anunciou esta noite um corte de 0,25 ponto porcentual na taxa Selic, para 11,25% ao ano, sem viés. No comunicado divulgado simultaneamente à decisão, "o Copom avaliou a conjuntura macroeconômica e considerou que neste momento o balanço de riscos para trajetória prospectiva da inflação ainda justificaria estímulo monetário adicional. Dessa forma, o comitê decidiu, por unanimidade, reduzir a taxa Selic para 11,25% ao ano, sem viés. O comitê irá monitorar a evolução do cenário macroeconômico até a sua próxima reunião, para, então, decidir os próximos passos na sua estratégia de política monetária".

Diferente das últimas três reuniões, a decisão foi unânime. A última vez que houve unanimidade na decisão foi em março deste ano.

Com a decisão desta quarta-feira (5), a instituição retoma o ritmo de queda do juro básico das reuniões de janeiro, março e abril, após cortes de 0,50 ponto porcentual aplicados nos encontros de junho e julho. Foi a 18ª redução consecutiva dos juros básicos desde setembro de 2005, quando a taxa passou de 19,75% para 19,50% ao ano, acumulando uma diminuição de 8,5 pontos porcentuais. Somente neste ano, a queda acumulada é de 2 pontos porcentuais, resultado de seis cortes.

A próxima reunião do Copom será nos dias 16 e 17 de outubro. A ata do encontro de hoje será divulgada às 8h30 da próxima quinta-feira, dia 13.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo