O turismo de eventos gerou uma receita de R$ 521 milhões para Curitiba em 2010, de acordo com o balanço econômico divulgado nesta quarta-feira (6) pelo departamento de eventos do Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB).
Durante os 12 meses, foram realizados 218 eventos em Curitiba e Região Metropolitana, com a participação de 500 mil pessoas, das quais 300 mil de fora da região.
O resultado foi obtido a partir de um cálculo da Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux que indica que o turista de negócios e eventos (que vai para congressos, convenções, seminários e feiras comerciais) gasta, em média, R$ 320 por dia com hospedagem, transporte local e alimentação. “É um valor que gera benefícios em vários setores como hotelaria, gastronomia, transporte e também na iniciativa pública, uma vez que a maioria dos participantes de eventos com este perfil depende da nota fiscal para reembolso”, diz o presidente do CCVB, Dario Luiz Dias Paixão.
Até 2014, a cidade vai receber, pelo menos, 20 eventos já programados, com perspectiva de R$ 87 milhões em receita, provenientes de 75 mil visitantes, entre participantes dos eventos e acompanhantes.