A Electrolux do Brasil chega aos 75 anos de existência no País, e desde sua criação a empresa investe em tecnologia para desenvolver produtos cada vez mais modernos e adaptados às necessidades dos consumidores. Para divulgar ainda mais os seus lançamentos, a Electrolux está investindo em uma campanha de marketing nas principais cidades do país.
A Divisão Floor Care da Electrolux está lançando três ações no segundo semestre deste ano. A idéia é divulgar novos lançamentos de aspiradores de pó no País. Segundo o gerente de marketing da Electrolux, Paulo Petroy, o alvo principal da campanha é mostrar aos consumidores a evolução que os eletrodomésticos sofreram nos últimos 10 anos. A campanha está sendo lançada nas principais capitais do Sul e Sudeste.
Marketing com criatividade
A campanha de marketing é formada por várias ações. Entre elas está um outdoor totalmente diferente dos convencionais, feito com uma montagem de três diferentes tipos de pisos, um é revestido de carpet, outro de madeira e o terceiro de piso frio. Nestes outdoors serão feitas demonstrações da linha de aspiradores de pó da Electrolux. “Esses outdoors mostrarão que os nossos produtos são capazes de limpar qualquer tipo de piso, mas o mais importante desse outdoor é mudar a imagem que muitos consumidores têm de que aspirador de pó é algo ultrapassado”, afirma Petroy.
Além dos outdoors, está prevista entre as ações a instalação de quiosques em shoppings das principais capitais do Sul e Sudeste do Brasil. Esses stands são ligados aos outdoors e também demonstrarão a utilização dos produtos da divisão Floor Care e alguns produtos conceituais, como o aspirador robô Trilobite, que é capaz de desviar de objetos sozinho, e o Oxygen, que é um aspirador muito silencioso e com alta capacidade de filtragem.
A Electrolux também está fazendo ações de merchandising no programa “Mais Você”, da Rede Globo. A apresentadora Ana Maria Braga mostra os produtos e exibe um vídeo, que apresenta aos telespectadores as novidades em aspiradores de pó.
Segundo o gerente de marketing da Electrolux, a idéia é mostrar aos consumidores, principalmente para as mulheres, alvo principal da empresa, que os aspiradores de pó e outros eletrodomésticos evoluíram muito nos últimos anos. “Somos capazes de surpreender nossos clientes com as evoluções ocorridas nos últimos 10 anos”, comenta Petroy. Além disso, há a expectativa de que essas campanhas continuem em 2004 para despertar a importância do aspirador de pó no dia-a-dia de todos os consumidores.
Líder mundial com sede em Curitiba
Hoje a Electrolux do Brasil possui seis fábricas em todo o país, onde emprega mais de 4,5 mil funcionários. Dessas unidades duas estão localizadas em Curitiba, uma em Manaus, onde são fabricados condicionadores de ar e microondas, e duas em São Carlos (SP), onde são produzidas motosseras, lavadoras de roupas e outros produtos.
Em Curitiba, sede da Electrolux do Brasil, são fabricados produtos de duas linhas: a Linha Branca, que engloba geladeiras e freezers, e a Divisão Floor Care, composta por aspiradores de pó, eletroportáteis, lavadoras de alta pressão e enceradeiras. Os produtos da Linha Floresta e Jardim disponíveis no País são importados da unidade da Itália.
A Electrolux mundial é líder na produção e comercialização de eletrodomésticos para interiores e exteriores. Em 2001, o faturamento do grupo foi de US$ 1,4 bilhão com a venda de mais de 55 milhões de produtos. A empresa está presente em mais de 150 países, onde estão distribuídos seus 92 mil funcionários. Além da Electrolux, o grupo responde pelas marcas AEG, Zanussi, Frigidaire, Eureka e Husqvarna. No Brasil, a empresa é a segunda maior no segmento de eletrodomésticos e obteve em 2001 um faturamento de R$ 1 bilhão em vendas.
A Electrolux do Brasil foi inaugurada para venda direta dos produtos da marca, que eram fabricados na Europa. Alguns anos mais tarde a empresa começou a fabricar aspiradores de pó e enceradeiras em São Paulo. Em 1996, a Eletrolux assumiu o controle acionário da Refripar (Refrigeração Paraná S.A.) e, assim, abriu caminhos para a consolidação de planos e posicionamentos na América Latina. No ano seguinte, a companhia muda de nome e se torna Electrolux do Brasil S.A., e ainda em 1997 lança o primeiro refrigerador livre de CFC do País.