Eficiência na irrigação agrícola

A gestão dos recursos hídricos, em bases sustentáveis, é fundamental para aumentar a eficiência da irrigação na agricultura. Conforme o coordenador-substituto do Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade (Depros), Luiz Novais de Almeida, o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, é importante por enfatizar o papel da agricultura irrigada na geração de emprego e renda e a contribuição da água no processo produtivo.

O Brasil é detentor de 12% das disponibilidades hídricas do planeta, porém sua distribuição é bastante diferenciada, havendo regiões com abundância e outras com escassez.

Novais explica que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) integra o Conselho Nacional de Recursos Hídricos, por meio das câmaras temáticas que tratam de Ciência e Tecnologia e de Cobrança pelo Uso dos Recursos Hídricos.

O Mapa defende um tratamento diferenciado para o setor agrícola em relação à cobrança pelo uso da água.

Na área de conservação de solos e da água, o Ministério desenvolve atividades, como práticas de proteção do solo, rotação de culturas, recomposição de matas ciliares, planejamento e implementação de projetos integrados de manejo de bacias hidrográficas. Dentre elas destacam-se o Plantio Direto e o Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Silvicultura.

Para Luiz Novais, pela inter-relação existente, os recursos solo e água são tecnicamente inseparáveis. ?Ao usar e manejar de forma adequada o solo, você contribui para o aumento da qualidade e disponibilidade dos recursos hídricos?, reforça.

O Dia Mundial da Água, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2003, tem como objetivo promover uma reflexão sobre a importância da água nos contextos social, econômico, ambiental, ecológico e político, visando sua conservação e preservação para atender as necessidades da atual e futura gerações.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo