Economista critica criação de novas medidas de núcleos

O economista da Link Investimentos Thiago Carlos considerou desnecessária a criação de novas medidas de núcleos para o monitoramento do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A avaliação foi realizada ontem, no mesmo dia em que o Banco Central anunciou, no Relatório Trimestral de Inflação, a adoção de dois núcleos novos para acompanhar o comportamento do indicador de inflação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Já temos medidas demais de núcleo de inflação. Não havia necessidade de ser criar mais medidas”, opinou Thiago Carlos, em entrevista à Agência Estado. “As medidas de núcleo são justificáveis dentro de um regime de metas, pois a ideia é de retirar os ruídos pra ter uma tendência de longo prazo. O BC tem como objetivo a convergência da meta no ‘horizonte relevante’. Assim, se justificam as medidas de núcleo. Mas não precisa de tantas medidas de núcleo assim”, acrescentou.

No Relatório Trimestral de Inflação, o BC divulgou um boxe na página 95 com o título “Novas Medidas de Núcleo de Inflação”, no qual são citados os núcleos IPCA-PVE e IPCA-RMSE. Segundo a autoridade monetária, essas medidas levam em consideração, simultaneamente, “as dimensões da volatilidade e da persistência” entre os itens que compõem o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O IPCA-PVE e o IPCA-RMSE juntam-se aos outros núcleos que já eram monitorados pelo BC e o mercado financeiro, como o IPCA-EX, o IPCA-DP e o IPCA-MS, que buscam expurgar dos índices de inflação ao consumidor os choques e oscilações transitórias.

“As medidas de núcleo criadas pelo BC têm sentido econômico. No entanto, uma das características desejáveis para as medidas de núcleo é que elas sejam fáceis de entender e fáceis de se construir. Dessa forma, a comunicação do BC com a sociedade fica mais fácil”, afirmou Thiago Carlos. “Nenhuma destas medidas apresenta esta característica”, opinou o economista, que considerou o anúncio dos novos núcleos como um dos grandes destaques do Relatório de Inflação divulgado nesta quinta-feira.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna