O governador em exercício Orlando Pessuti lembrou, como exemplo, a integração das políticas de segurança alimentar e economia solidária, no programa Leite das Crianças. ?O Leite das Crianças é um programa de segurança alimentar que procura incluir trabalhadores. É uma forma de cooperativa. Os 15 mil produtores participantes do programa fazem parte da segurança alimentar?, afirmou.
Pessuti também comentou sobre a importância da participação de toda a sociedade para a construção de programas que beneficiam todos os paranaenses. ?Queremos que a sociedade civil, igrejas, comunidades, sindicatos e associações estejam presentes no processo de segurança alimentar e economia solidária, para transformar a realidade que temos hoje, ainda muito injusta em relação à cidadania, à formação e à capacitação das pessoas?, declarou.
CONTINUIDADE ? Para o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, a integração das políticas de segurança alimentar e de economia solidária é desenvolvida em parceria com as Secretarias do Planejamento, da Agricultura, do Meio Ambiente, da Educação e da Saúde. ?É uma parceria que está dando certo e vai continuar. O cidadão tem direito a alimentação de qualidade, por isso, temos que fazer deste seminário uma ação contínua. Este é o objetivo do Governo Federal e do Governo do Estado?, afirmou Nelson Garcia.
O secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Onaur Ruano, defendeu que os resultados do seminário serão importantes não apenas para o Paraná, mas para a conclusão do processo de criação e implantação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional ? Sisan. ?Vamos articular a discussão sobre segurança alimentar e o papel da economia solidária. A iniciativa do Paraná é inspiradora para os outros Estados?, disse Ruano.
Compuseram a mesa de abertura do Seminário o Secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia; o governador em Exercício, Orlando Pessuti; o Secretário do Planejamento e Coordenação Geral, Ênio Verri; o Secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Onaur Ruano; o representante da Secretaria Nacional de Economia Solidária, Cláudio Nascimento; a representante da Secretaria de Estado da Saúde, Carla Miranda; a representante da Secretaria de Estado da Educação Ana Lúcia Schullan; o representante da Secretaria Especial de Relações com a Comunidade, Rodrigo Schimidt; o representante da Secretaria de estado da Agricultura e Abastecimento, Carlos Roberto Bittencourt; a representante da Secretaria da Justiça e Cidadania, Dra. Tamara Enke; o representante da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Ênio Goss; a Presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Sílvia Rigon; e o presidente do Conselho Estadual do Trabalho, Carlos Zimmer.
ASSINATURA ? No início da tarde desta quinta-feira (13), o secretário Nelson Garcia assinou a homologação das comissões regionais do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. O documento legitima a atuação dos colegiados regionais, e o objetivo é buscar a descentralização das ações de segurança alimentar, além de assegurar a política em cada região do estado.