O Indicador Serasa Experian de Perspectiva Econômica cresceu 0,1% em fevereiro de 2011 frente ao mês imediatamente anterior, atingindo o valor de 100,3. Como, pela sua metodologia de construção, o indicador tem a propriedade de antever os movimentos cíclicos da atividade econômica com seis meses de antecedência, a manutenção do Indicador Serasa Experian de Perspectiva Econômica em região ligeiramente superior ao nível 100 – fato que vem ocorrendo já há alguns meses –, aponta que a economia brasileira deverá continuar se expandindo ao longo dos próximos meses num ritmo bastante próximo ao do crescimento potencial (algo entre 4,5% e 5,0% ao ano).

continua após a publicidade

A sinalização traçada pelo Indicador Serasa Experian de Perspectiva Econômica – crescimento econômico próximo do potencial – é algo que não auxilia, no curto prazo, o combate às pressões inflacionárias. Sabe-se que para se produzir um processo de desinflação na economia, seria necessário que o ritmo de crescimento econômico se situasse abaixo do potencial durante alguns trimestres.

Neste sentido, a exemplo da recente elevação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), novas medidas restritivas muito provavelmente ainda deverão ser tomadas (como por exemplo, nova elevação da taxa básica de juros) para que o grau de desaquecimento econômico seja suficiente para recolocar a inflação em trajetória compatível com suas metas, observam os economistas da Serasa Experian.

continua após a publicidade