A economia da Rússia encolheu 10,5% em agosto em comparação com igual mês do ano passado, uma queda mais acentuada do que a registrada em julho, disse hoje a ministra da economia do país, Elvira Nabiullina, segundo informaram agências de notícias locais. Segundo ela, o governo ainda espera que a economia sofra uma contração de 8,5% este ano.

continua após a publicidade

A retração da atividade econômica nos 12 meses encerrados em julho era de 9,3%. Nabiullina disse que, nos oito primeiros meses de 2009, a economia da Rússia encolheu 10,2%, um índice que ficou inalterado em comparação com o dado do período de sete meses até julho.

Esta semana, o ministro de Finanças da Rússia, Alexei Kudrin, disse que a economia cresceu 1,5% em agosto em relação a julho. Kudrin fez um discurso otimista ao parlamento, no qual previu que a Rússia emergiria da recessão no terceiro trimestre. Antes de ser atingida pela crise global, a Rússia desfrutou de vários anos de avanço, que culminaram em um crescimento de 8,1% em 2007. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade