O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou hoje que o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro crescerá pelo menos 2,5% em 2012. Amanhã, o Banco Central anuncia sua nova projeção para o PIB -a expectativa atual da autoridade monetária é de uma alta de 3,5%.

continua após a publicidade

Mantega, que anteriormente falava em um crescimento acima de 2,7% da economia neste ano, deu a declaração depois do anúncio de um pacote de compras governamentais para estímulo da economia de R$ 6,6 bilhões além do previsto no Orçamento -no total, serão R$ 8,4 bilhões.

O mercado financeiro, consultado pelo BC através do relatório Focus, acredita que a alta do PIB neste ano se limitará a 2,18%. “Neste momento a economia brasileira já está crescendo, em um crescimento gradual. O primeiro dado que mostra isso é o relatório de crédito do Banco Central, que mostra que em maio o volume de financiamentos cresceu a taxas expressivas em maio. Nossa relação crédito/PIB subiu de 49% para 50,1%”, afirmou o ministro.

Ele declarou ainda que as taxas de juros em queda e o dólar mais caro em relação ao real aumentam a competitividade da indústria brasileira, e que a massa salarial crescente aumenta a confiança da população brasileira. “Este processo [de juros em queda e real desvalorizado] está somente no início, e deverá provocar impactos importantes na economia nos próximos meses.”

continua após a publicidade

Mantega disse também que novas medidas devem ser tomadas pelo governo para estimular um crescimento maior da economia brasileira neste ano. “Esta medida anunciada hoje não foi a primeira e não será a última a ser tomada.”