PIB

Economia cresce pelo menos 2,5% em 2012, afirma Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou hoje que o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro crescerá pelo menos 2,5% em 2012. Amanhã, o Banco Central anuncia sua nova projeção para o PIB -a expectativa atual da autoridade monetária é de uma alta de 3,5%.

Mantega, que anteriormente falava em um crescimento acima de 2,7% da economia neste ano, deu a declaração depois do anúncio de um pacote de compras governamentais para estímulo da economia de R$ 6,6 bilhões além do previsto no Orçamento -no total, serão R$ 8,4 bilhões.

O mercado financeiro, consultado pelo BC através do relatório Focus, acredita que a alta do PIB neste ano se limitará a 2,18%. “Neste momento a economia brasileira já está crescendo, em um crescimento gradual. O primeiro dado que mostra isso é o relatório de crédito do Banco Central, que mostra que em maio o volume de financiamentos cresceu a taxas expressivas em maio. Nossa relação crédito/PIB subiu de 49% para 50,1%”, afirmou o ministro.

Ele declarou ainda que as taxas de juros em queda e o dólar mais caro em relação ao real aumentam a competitividade da indústria brasileira, e que a massa salarial crescente aumenta a confiança da população brasileira. “Este processo [de juros em queda e real desvalorizado] está somente no início, e deverá provocar impactos importantes na economia nos próximos meses.”

Mantega disse também que novas medidas devem ser tomadas pelo governo para estimular um crescimento maior da economia brasileira neste ano. “Esta medida anunciada hoje não foi a primeira e não será a última a ser tomada.”

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna