O gás natural veicular (GNV) está mais barato que o álcool (ou etanol) e, portanto, mais competitivo, no Paraná. Com isso, a economia ao usar o GNV chega a, no mínimo, 52% em relação ao álcool e à gasolina, considerando o preço na bomba e também o rendimento – que é maior nos veículos movidos a gás natural veicular. Os valores utilizados são os fornecidos pelo Sistema de Levantamento de Preços da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) (Gasolina: R$ 2,55 o litro, álcool: R$ 1,80 o litro, GNV: R$ 1,49 o m³).
Os carros com GNV, no Paraná, também possuem um desconto de 60% no valor do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), – enquanto os carros abastecidos por gasolina e álcool pagam 2,5% sobre o valor do automóvel, os proprietários de carros com GNV pagam apenas 1%.
De acordo com Justino Pinho, gerente do segmento veicular da Companhia Paranaense de Gás (Compagas) – empresa responsável pela distribuição do gás natural no Paraná -, a vantagem econômica é revelada na comparação do preço médio da gasolina, do álcool e do GNV e das distâncias percorridas com cada combustível. O valor médio do GNV por quilômetro rodado é de R$ 0,12, enquanto o valor da gasolina e do álcool é de R$ 0,25.
Outro detalhe é que o veículo que roda com o GNV percorre um trajeto 20% maior do que o carro com gasolina. “Enquanto um automóvel abastecido com gasolina anda, em média, 10 quilômetros com um litro, o carro com o GNV percorre 12 quilômetros com um metro cúbico. E mais, em um trajeto de 100 quilômetros, o custo da gasolina e do álcool é de R$ 25,00, e o do GNV é de R$ 12,00”, revela. (tabela em anexo)
Em relação à segurança, o GNV é um combustível limpo, menos tóxico e impossível de ser adulterado. Os veículos movidos a gás natural emitem até 90% menos gás carbônico que um carro a gasolina. E ficam bi ou tricombustíveis, podendo rodar ou com gás natural ou com os combustíveis originais, bastando para isso apertar um botão próximo ao painel do carro.
Atualmente, no Paraná, existem mais de 29 mil carros com gás natural, de acordo com dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran). Para fazer a instalação do kit GNV, o motorista deve procurar uma oficina credenciada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Os custos para a adaptação variam de R$ 3 mil a R$ 4 mil reais e é importante lembrar que com o GNV a vida útil do motor é prolongada, pois ele não deixa resíduos, ao contrário dos demais combustíveis.
No Paraná, a Compagas distribui o GNV para um total de 34 postos localizados em seis municípios – 23 em Curitiba, 1 em Campo Largo, 5 em José dos Pinhais, 2 em Ponta Grossa, 2 em Colombo e 1 em Paranaguá. Em 2010, as vendas da Compagas para esse segmento foram em média 80 mil m³/dia – cerca de 8,5% do total de gás natural distribuído.