E-mail sobre declaração é falso

Brasília ( AG) – O supervisor nacional do programa do Imposto de Renda, Joaquim Adir, alerta os contribuintes sobre um e-mail falso que vem circulando na internet em nome da Receita Federal. A mensagem afirma que foram detectados erros na declaração do IR 2005 do contribuinte e pede que ele abra um arquivo em anexo para corrigir os dados.

Segundo Adir, esse é um golpe aplicado por quadrilhas que tentam obter informações dos contribuintes para depois utilizá-las indevidamente. Em muitos casos, os e-mails também trazem vírus nos arquivos em anexo.

Segundo o supervisor, quem receber a mensagem não deve preencher qualquer campo. O ideal é apagar o e-mail imediatamente. Adir lembrou ainda que a Receita não pede esclarecimentos de contribuintes pela internet. ?O Fisco não comunica qualquer problema na declaração dos contribuintes por e-mail. As notificações são feitas por correspondência.?

Ele também defendeu o sistema da Receita de críticas, que circularam pela internet, de que ele é frágil e permite que qualquer um prejudique outra pessoa se obtiver seu CPF e apresentar sua declaração do IR pela internet. Adir reconheceu que essa infração pode acontecer, mas negou que ela traga danos irreparáveis ao contribuinte.

?Mesmo que alguém apresente a declaração em lugar de outra pessoa, o problema é contornável. Quando detectar que seu documento já foi entregue, o contribuinte tem apenas que ir a uma unidade da Receita, obter o número do recibo da primeira declaração e apresentar uma retificadora?, afirmou Adir.

Adir destacou que a Receita está aprimorando seu sistema de segurança. Um desses mecanismos é a certificação digital, um cartão eletrônico codificado que permite ao usuário fazer uma série de operações com a Receita de forma segura pela internet.

Lote de restituição

A Receita Federal disponibilizou ontem na conta de mais de 1,1 milhão de contribuintes o dinheiro do primeiro lote de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física 2005 (ano-base 2004). A consulta – para saber se está incluído no lote – pode ser feita no site da Receita Federal ou pelo telefone 0300-780300.

Nesse lote foram processadas 11.989.605 declarações, o equivalente a 57,5% das mais de 20 milhões que foram entregues até o dia 29 de abril. Têm, no entanto, imposto a restituir apenas 1.112.528 contribuintes.

As restituições somam um total de R$ 1,130 bilhão. Do total de declarações, 696.915 são de pessoas com mais de 60 anos – pelo Estatuto do Idoso, eles têm prioridade no recebimento.

O dinheiro será corrigido em 2,5% – referente à taxa Selic de maio e mais 1% de junho. Quem não informou o número da conta para crédito da restituição poderá ir a uma agência do Banco do Brasil ou ligar gratuitamente para 0800-785678 e agendar a transferência dos recursos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo