Brasília – O ouvidor da Caixa Econômica Federal, Paulo Roberto dos Santos, disse nesta quinta-feira (11) que o alto índice de reclamações contra o banco no mês de agosto se deve ao excesso de visitas às agências por parte de pessoas interessadas em obter informações sobre o Plano Bresser.

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Segundo relatório do Banco Central (BC) publicado ontem (10), a Caixa liderou o ranking das bancos com maior número de reclamações em agosto, dentre as instituições financeiras com mais de 1 milhão de clientes.

De acordo com o documento, no oitavo mês do ano, foram registradas cerca de 1,3 mil reclamações na Caixa. As principais referem-se a prazos não cumpridos e a problemas no atendimento. O banco tem hoje cerca de 33 milhões de clientes em todo o país.

O prazo de ressarcimento das perdas causadas pelo Plano Bresser para brasilerios que tinham caderneta de poupança em 1987 terminou no dia 31 de maio deste ano.

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De acordo com Santos, mesmo após essa data, as pessoas – clientes e não-clientes da Caixa – continuaram a procurar a instituição em busca de informações.

"As pessoas se dirigiram à Caixa até para ter certeza se tinham ou não conta naquele período [1987]. Isso causou um grande fluxo de pessoas nas nossas agências. A maioria não tinha nenhum elemento de identificação das contas, o que dificultou e atrasou nosso trabalho?.

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Ele disse que o banco está realizando "todos os esforços" para atender o público que continua indo às agências para receber informações e serviços.

E acrescentou que desde a primeira publicação do ranking, em 2003, o banco havia entrado na lista somente em outros três meses.

O relatório do BC é publicado todos os meses, com informações dos bancos que mais receberam reclamações nas Centrais de Atendimento ao Público.

As instituições são separadas em dois grupos, segundo o número de clientes: bancos com mais de um milhão e com menos de um milhão de clientes.

Em agosto, os campeões de reclamações dentres os bancos com mais de 1 milhão de clientes, são: Conglomerado Santander Banespa (2º lugar); Conglomerado HSBC (3º lugar); Banco Nossa Caixa (4º lugar); e Conglomerado Itaú (5º lugar).

Já entre os bancos com menos de 1 milhão de clientes, os líderes foram: Banco GE Capital SA, Conglomerados BMG, BMC, JMalucelli e Bonsucesso.

Informações e registros de reclamações contra bancos podem ser encaminhados por e-mail, carta, ou por telefone às Centrais de Atendimento ao Público.

A ligação é gratuita, de qualquer parte do País. O número de telefone é: 0800-979-2345. Todos os endereços e a lista do ranking estão disponíveis no site www.bcb.gov.br