Brasília – O ouvidor da Caixa Econômica Federal, Paulo Roberto dos Santos, disse nesta quinta-feira (11) que o alto índice de reclamações contra o banco no mês de agosto se deve ao excesso de visitas às agências por parte de pessoas interessadas em obter informações sobre o Plano Bresser.
Segundo relatório do Banco Central (BC) publicado ontem (10), a Caixa liderou o ranking das bancos com maior número de reclamações em agosto, dentre as instituições financeiras com mais de 1 milhão de clientes.
De acordo com o documento, no oitavo mês do ano, foram registradas cerca de 1,3 mil reclamações na Caixa. As principais referem-se a prazos não cumpridos e a problemas no atendimento. O banco tem hoje cerca de 33 milhões de clientes em todo o país.
O prazo de ressarcimento das perdas causadas pelo Plano Bresser para brasilerios que tinham caderneta de poupança em 1987 terminou no dia 31 de maio deste ano.
De acordo com Santos, mesmo após essa data, as pessoas – clientes e não-clientes da Caixa – continuaram a procurar a instituição em busca de informações.
"As pessoas se dirigiram à Caixa até para ter certeza se tinham ou não conta naquele período [1987]. Isso causou um grande fluxo de pessoas nas nossas agências. A maioria não tinha nenhum elemento de identificação das contas, o que dificultou e atrasou nosso trabalho?.
Ele disse que o banco está realizando "todos os esforços" para atender o público que continua indo às agências para receber informações e serviços.
E acrescentou que desde a primeira publicação do ranking, em 2003, o banco havia entrado na lista somente em outros três meses.
O relatório do BC é publicado todos os meses, com informações dos bancos que mais receberam reclamações nas Centrais de Atendimento ao Público.
As instituições são separadas em dois grupos, segundo o número de clientes: bancos com mais de um milhão e com menos de um milhão de clientes.
Em agosto, os campeões de reclamações dentres os bancos com mais de 1 milhão de clientes, são: Conglomerado Santander Banespa (2º lugar); Conglomerado HSBC (3º lugar); Banco Nossa Caixa (4º lugar); e Conglomerado Itaú (5º lugar).
Já entre os bancos com menos de 1 milhão de clientes, os líderes foram: Banco GE Capital SA, Conglomerados BMG, BMC, JMalucelli e Bonsucesso.
Informações e registros de reclamações contra bancos podem ser encaminhados por e-mail, carta, ou por telefone às Centrais de Atendimento ao Público.
A ligação é gratuita, de qualquer parte do País. O número de telefone é: 0800-979-2345. Todos os endereços e a lista do ranking estão disponíveis no site www.bcb.gov.br