DRT explica Norma Regulamentadora 31

A Delegacia Regional do Trabalho do Paraná (DRT/PR) realiza, no próximo dia 30, às 14h, uma apresentação da nova Norma Regulamentadora número 31 (NR 31) – que trata de normas de segurança e saúde do trabalho nas áreas da agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aqüicultura – às entidades que lidam com o setor rural. Dentre os convidados estarão a Faep, Senar, Fetaep, MST, Sintespar, Emater, IAP, Sesa, MPT, Incra e Ibama. A DRT formará a Comissão Permanente Regional Rural (CPRR), conforme prevê a NR 31.

A CPRR terá composição tripartite, com a participação das entidades de trabalhadores, empresários e governo. O delegado regional do Trabalho, Geraldo Serathiuk, vai convidar durante a reunião os órgãos ambientais, da agricultura e transporte para participarem da comissão. "O principal papel da comissão será analisar e estudar o ambiente de trabalho, propondo melhorias que visem à redução de acidentes de trabalho rural", diz.

Segundo Serathiuk, a constituição da CPPR regional é uma conquista da sociedade, pois os integrantes da comissão irão estimular iniciativas de aperfeiçoamento técnico na concepção e produção de produtos, máquinas, equipamentos, ferramentas, transporte e do ambiente do trabalho. "A comissão vai contribuir muito para a redução de acidentes no campo, que agora realmente será inventariado através do controle da emissão da Comunicação de Acidentes de Trabalho (Cat), com a criação das Comissões Internas de Acidente de Trabalho Rural (Cipatr) e o Serviço Especializado em Segurança e Saúde no Trabalho Rural (SESTR)", enfatiza Serathiuk.

Na NR 31, o principal papel do empregador é promover a saúde e a integridade física dos trabalhadores. O contratante deve oferecer aos seus empregados serviços de saúde e instruir corretamente aqueles que lidam diretamente com produtos químicos, como agrotóxicos. São também atribuições do empregador oferecer Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como capacetes, máscaras de respiração, luvas, protetores auriculares e botas.

Para Serathiuk, a NR 31 leva ao meio rural a democracia e melhoria nas condições do trabalho, pois com a criação das Cipatr e a instalação do SESTR, os trabalhadores terão maior participação na gestão do trabalho no campo. "É bom lembrar que há 20 anos, quando um líder sindical defendia a montagem de uma Cipa dentro de uma empresa era considerado um subversivo", fala.

Segundo o delegado do Trabalho, com a democratização do país, o setor produtivo também incorporou mecanismos democráticos de gestão. "Hoje a Cipa ajuda o empresário a melhorar processos de produção, aumenta a qualidade dos equipamentos e produtos, trazendo o trabalho decente, economia e maior competitividade. Os especialistas dizem que a cada real investido em medicina e segurança na empresa o empresário ganha 5 reais", ilustra Serathiuk.

Seminários e cursos

A partir do mês de abril, a DRT, Faep e Senar estarão realizando, no interior do Estado, seminários e cursos sobre a NR 31. A realização das atividades foi discutida no último dia 9, na Faep. Os seminários acontecerão nas cidades de Paranavaí, Francisco Beltrão, Cornélio Procópio, Umuarama, Pato Branco, Campo Mourão, Cascavel, Guarapuava e Tibagi. "Serão mensais e realizados até dezembro", informa Geraldo Serathiuk.

De acordo com ele, o objetivo é divulgar e orientar os empregadores rurais, obrigados a cumprir a NR 31. Após o término de cada seminário, será realizado um curso pelo Senar, nessas regiões. "O curso também é destinado aos empregadores rurais e dará explicações mais detalhadas sobre a Norma", conta.

Aprovação

A aprovação da NR 31 foi anunciada no dia 3 de março, durante o 9.º Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), pelo ministro do Trabalho e Emprego, Ricardo Berzoini. Segundo a norma, os empregadores têm que garantir adequadas condições de trabalho, realizar avaliações de riscos, analisar as causas de acidentes e doenças e cuidar da preservação do meio ambiente. Antes existiam cinco normas regulamentadoras, que foram condensadas em apenas uma.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo