A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) está mais próxima de adquirir embarcação própria para a dragagem dos canais de acesso aos complexos portuários paranaenses. A concorrência internacional aberta quinta-feira (29) classificou duas empresas como possíveis fornecedoras da draga. As embarcações estão em estaleiros de duas diferentes cidades da China: Xangai e Lin Hai City.
O superintendente da Appa, Daniel Lúcio Oliveira de Souza, explicou que, nessa primeira etapa da concorrência, foram avaliados os critérios técnicos das embarcações, como calado, capacidade volumétrica e de bombeamento, autonomia em operação, entre outros requisitos. Como as empresas abriram mão de recursos, foram avaliadas, também na tarde de quinta-feira, as propostas de preço.
A próxima fase será a vistoria das embarcações, em seus estaleiros de origem. A verificação é feita por especialistas de uma sociedade classificadora – empresas ou entidades reconhecidas pela Marinha do Brasil para atuar na regularização, controle e certificação de embarcações nos aspectos relativos à segurança da navegação, salvaguarda da vida humana e da prevenção da poluição ambiental.
Ainda não há definição quanto ao prazo para a vistoria. Confirmando-se as condições das dragas, a empresa ganhadora da concorrência terá 60 dias para entregar a embarcação no Porto de Paranaguá.
A aquisição de uma draga permitirá à Appa manter os canais de acesso e demais áreas de navegação dos portos do Paraná em condições seguras de navegabilidade para as mais de 2,3 mil embarcações que atracam, em média, por ano em seus cais.