A Secretaria Especial de Portos (SEP) vai lançar até a primeira quinzena de março o edital de licitação para a dragagem de aprofundamento dos canais de acesso aos portos de Paranaguá e Antonina.
A informação é do subsecretário de Planejamento e Desenvolvimento Portuário da secretaria, Fabrizio Pierdomenico. Ele esteve nesta quarta-feira (28) em Paranaguá, em reunião com o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Daniel Lúcio Oliveira de Souza.
“O porto de Paranaguá é encarado pela Secretaria Especial de Portos e pelo ministro Pedro Brito como um porto estratégico para as exportações e para o desenvolvimento sustentável do País. É desta forma que devemos encarar o porto de Paranaguá e é desta forma que o governo federal está investindo em melhorias no processo aquaviário do porto”, afirmou Pierdomenico.
Segundo o subsecretário, tanto a dragagem emergencial que está sendo realizada pela Appa quanto a dragagem de aprofundamento fazem parte de um projeto comum e estão interligadas.
A dragagem de aprofundamento do Canal da Galheta fará com que o acesso aos portos do Paraná fique com 16 metros de profundidade. Serão dragadas as áreas Alfa, Bravo I e II, Charlie I e III e Delta. Com a conclusão da dragagem emergencial, o canal voltará a ter suas dimensões originais de 15 metros de profundidade e 200 metros de largura.