Dragagem do Porto de Paranaguá em julho

A dragagem de aprofundamento do Porto de Paranaguá, no litoral do Estado, pode começar a ser feita em julho próximo com R$ 60 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.

A antecipação da dragagem foi anunciada ontem, em Curitiba, pelo ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito Nascimento. Pelo calendário inicial, a licitação para a dragagem estava prevista para 2009.

Em reunião com empresários da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), o ministro informou que a dragagem de aprofundamento prevê profundidade do calado de 15 metros no Canal da Galheta, a mesma prevista para o Porto de Santos, que hoje está com 12,5 metros. ?A dragagem vai retirar 9 milhões de metros cúbicos de areia e pode ser iniciada imediatamente. Só precisamos aguardar as licenças ambientais?, afirmou. As licenças são de responsabilidade do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

?A profundidade de 15 metros precisa ser mantida com a retirada de 2,4 milhões de metros cúbicos ao ano, por conta do assoreamento nesse período?, completou o ministro, que disse considerar ?comum? o problema enfrentado com a dragagem em Paranaguá.

A previsão é que até sexta-feira da semana que vem o IAP possa emitir um licenciamento prévio, segundo o coordenador da Câmara Técnica de Dragagem do IAP, Pedro Dias. ?Como a licença para a dragagem de manutenção já foi emitida e o porto entrou com pedido de licença prévia para a dragagem de aprofundamento há mais de 30 dias, a tendência é que o grupo do IAP emita logo o parecer para que o porto possa acessar as verbas do PAC?, disse.

A falta de diálogo, da qual Appa e Fiep acusam-se mutuamente, foi outro ponto mencionado ontem. A superintendência da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) publicou nota em seu site oficial dizendo que não recebeu convite da Fiep para participar do encontro. ?A Fiep não convidou e nem consultou os portos. Aliás, a Fiep não conhece nossos portos. Ao contrário do ministro Pedro Brito, que desde que assumiu já esteve em Paranaguá duas vezes e é conhecedor dos nossos portos. Essa é a oposição burra do Estado do Paraná?, acusou o superintendente da Appa, Eduardo Requião. A Fiep rebateu e informou que o convite foi enviado à Appa na última segunda-feira.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo