Domésticas em falta no mercado

Um setor em que a procura por profissionais está bem maior que a oferta é a área de serviços domésticos, onde são os patrões – ou patroas, principalmente – que fazem fila nas agências de emprego, em busca de candidatas, cada vez mais escassas.

Este ano, só em Curitiba, por exemplo, a Agência do Trabalhador abriu 3,8 mil vagas, mas preencheu apenas 1,3 mil. A área, hoje, é uma boa chance de recolocação para pessoas que estão há algum tempo longe do mercado de trabalho. Basta, para isso, qualificação e força de vontade.

Segundo a coordenadora do Centro de Capacitação do Trabalhador (Cecap) de São José dos Pinhais, Adriana Picussa, quando as interessadas fazem cursos na área, fica muito mais fácil conseguir emprego. O Cecap promove um curso, com apoio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social e da Agência do Trabalhador do município.

“As que vêm para o curso saem bem qualificadas e com emprego garantido”, informa, lembrando que recebe pelo menos uma ligação por dia de pessoas procurando profissionais na área. “Todas que fizeram o último curso estão trabalhando”, diz.

A gerente da Agência de São José dos Pinhais, Silmara Claudino, confirma a informação. “Temos muito mais patroas procurando, do que empregadas para ofertar”, ressalta. Para ela, como o mercado de trabalho está aquecido em muitos setores, as mulheres acabam preferindo outras opções, mesmo se o salário é similar. A maioria das patroas paga, na área, o mínimo regional, de R$ 530.

Outro motivo pelo qual sobram vagas é a baixa auto-estima de profissionais da área que estão há muito tempo sem trabalhar. De acordo com a instrutora do curso, dona Wanda Pichorim, muitas mulheres chegam ao centro nessa condição.

Para ela, muitas mulheres também perdem oportunidades porque têm idéias erradas sobre a profissão. “Elas dizem: Para que fazer um curso se eu sei limpar?”, aponta.

O curso de Empregada Doméstica com Noções de Babá oferecido no Cecap abre turmas em média duas vezes por ano. As aulas da turma deste semestre começaram ontem e vão até o próximo dia 21. Mas ainda dá tempo de entrar: as inscrições são aceitas até sexta-feira.

Entre as matérias ensinadas, estão Organização do Trabalho Doméstico, Planejamento das Refeições, Cuidados com Crianças, entre outras. As aulas são das 8h às 16h, de segunda a quinta-feira. Mais informações, no setor de cursos da Agência do Trabalhador de São José dos Pinhais, pelo telefone (41) 3283-6800.

Se você tem sugestões ou críticas envie um e-mail para emprego@oestadodoparana.com.br

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna