O dólar despencou para nova mínima histórica contra uma cesta de moedas, com os dados do setor de moradia continuando a vir ainda mais fracos do que as expectativas já bastante baixas dos economistas, segundo analistas. O índice de dólar DXY da New York Board of Trade, que estreou em 1973 e mede o dólar contra seis moedas, caiu para 78,16 nesta quinta-feira (27) em Nova York, batendo o recorde de baixa anterior de 78,19 registrado em 1992.

continua após a publicidade

"A nova mínima no índice foi resultado do sentimento negativo sobre o dólar que temos visto durante toda a semana, começando com o dado mais fraco que o esperado de moradia de terça-feira (vendas de imóveis residenciais usados) e intensificado pelo fraco dado de vendas de imóveis residenciais novos" de hoje, disse o estrategista sênior de câmbio do IDEAGlobal em Nova York David Powell.

O Departamento do Comércio informou que o indicador de vendas de imóveis residenciais novos caiu para o menor nível em sete anos em agosto, com uma queda de 8,3% em comparação com julho. Os economistas estavam esperando um declínio de 4,6%. A mediana dos preços dos imóveis novos também caiu, segundo o relatório.

Powell disse que o relatório do setor de moradia reafirmou as expectativas do mercado de que o Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) vai cortar o juro novamente nos próximos meses para evitar um declínio mais acentuado da economia. "O freio do setor de moradia sobre a economia será mais prolongado do que se esperava, definitivamente atravessa 2007 e provavelmente bem dentro de 2008", disse.

continua após a publicidade

Euro

O dólar também renovou hoje a mínima histórica contra o euro, com a moeda européia estabelecendo novas máximas pelo sexto dia consecutivo. No fim da tarde, o euro estava em US$ 1,4148, de US$ 1,4127 ontem. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade