Duas das maiores redes de supermercados da região Noroeste do Estado anunciaram, ontem, uma aliança para, em breve, fundir suas operações. Juntas, as redes Cidade Canção e São Francisco, ambas sediadas em Maringá, entram na lista das 25 maiores empresas do setor, no País somadas, as duas faturaram, em 2009, cerca de R$ 600 milhões.
A união está prevista para ser concluída em 60 dias. Os controladores das empresas prometem manter as duas bandeiras, as 29 lojas de ambas as redes e o número de funcionários.
Em coletiva à imprensa, ontem, representantes das empresas informaram que a empresa de consultoria PricewaterhouseCoopers foi contratada para conduzir o processo de aliança.
Em um protocolo de entendimento entre as redes já foi definido, entre outros pontos, que a gestão será compartilhada de forma equilibrada entre as duas empresas e que haverá uma expansão acelerada do grupo, com um consequente aumento no número dos postos de trabalho.
Atualmente, as duas empresas possuem 3 mil funcionários aproximadamente 1,7 mil estão nas 16 lojas do São Francisco e 1,3 mil trabalham nos 12 estabelecimentos do Cidade Canção.
As empresas avaliam que, juntas, devem valer de 20% a 30% mais do que a soma delas, enquanto separadas. Em 2010, as companhias esperam faturar pouco mais do que no ano passado (R$ 650 milhões).
Com a união, estima-se que a nova empresa fique no 20.º ou 21.º lugar no ranking das maiores do setor supermercadista, no Brasil. A rede deve assumir, também, os postos de terceira maior do Paraná e quinta maior da Região Sul do País.
O novo grupo tem 15 lojas em Maringá, sendo oito com a bandeira São Francisco e sete com a Cidade Canção. Nas outras cidades, as duas redes não concorriam: a rede São Francisco tem duas lojas em Paranavaí, Londrina e Cianorte, além de uma em Jandaia do Sul e Dourados (MS); já a Cidade Canção opera com uma loja em Sarandi, Mandaguari, Apucarana, Cornélio Procópio e Marialva.