DJ corrige: UE não descarta risco de recessão prolongada

A agência Dow Jones corrigiu os números da previsão de crescimento da economia da União Europeia da nota divulgada anteriormente. Segue a versão corrigida:

A União Europeia (UE) reduziu sua previsão de crescimento no bloco no próximo ano e afirmou que não pode descartar a possibilidade de uma recessão profunda e prolongada.

A Comissão Europeia, o braço executivo da UE, disse, em sua previsão semestral, que a economia está enfrentando uma queda da confiança, turbulência financeira, pacotes de austeridade governamentais e desaceleração dos principais parceiros comerciais da Europa.

A Comissão afirmou que o Produto Interno Bruto (PIB) da UE em 2012, ajustado pela inflação, crescerá somente 0,6%, ante a alta de 1,9% projetada há seis meses.

Desde então, a crise da dívida soberana da zona do euro se intensificou, afetando o investimento e a confiança do consumidor, disse a comissão. Os pacotes de austeridade dos governos suprimiram o crescimento no bloco. A demanda doméstica que, para os economistas, poderia conduzir a recuperação, não conseguiu avançar.

“A probabilidade de um período mais prolongado de estagnação é alta”, disse Marco Buti, diretor da divisão de economia da UE. “E, dada a incerteza excepcionalmente elevada em torno de decisões políticas fundamentais, uma recessão profunda e prolongada complementada pela turbulência do mercado não pode ser descartada.” As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna