A dívida do setor público da Grécia pode ser maior do que os 300 bilhões de euros (US$ 421 bilhões) reconhecidos, informou nesta quinta-feira o jornal grego Kathimerini, citando um relatório de um comitê independente formado para examinar os dados fiscais do país. De acordo com o jornal, as descobertas do comitê mostram que certas obrigações pendentes relacionadas a itens como atrasos no pagamento a fornecedores para o setor público, swaps de taxas de juros com bancos comerciais e garantias de dívida para companhias do setor público podem ser considerados dívida pública.
“Além dos 300 bilhões de euros oficialmente declarados, o caos fiscal da Grécia abrange uma dívida pública de muitos bilhões de euros, de acordo com o relatório do comitê”, afirma o jornal. O comitê foi criado no final do ano passado a pedido do governo de esquerda recentemente eleito e é formado por representantes do banco central, de consultorias e da associação dos bancos gregos.
Hoje, uma porta-voz para a Comissão Europeia disse que não está ciente de nenhum pacote de ajuda financeira que estaria sendo organizado para a Grécia. Diversos ministros de Finanças da UE, reunidos em Bruxelas no início desta semana, disseram que a Grécia não receberá ajuda internacional e terá de reparar sozinha suas finanças públicas.
A Comissão da UE prevê que o déficit orçamentário do país tenha sido equivalente a 12,7% do PIB no ano passado, muito acima do limite de 3% da União Europeia. As informações são da Dow Jones.