Brasília

  ? O total estimado da dívida externa do Brasil caiu, em maio passado, para 208,2 bilhões de dólares, de acordo com um relatório divulgado ontem pelo Banco Central (BC). Na apuração anterior, de março, a dívida totalizava 210,7 bilhões de dólares.

A dívida de médio e longo prazos, que era de 178,6 bilhões de dólares, foi reduzida em 2,6 bilhões, ainda segundo o relatório. O BC disse ainda que a dívida de curto prazo, de 29,5 bilhões de dólares, aumentou 110 milhões.

Transações correntes

Já o balanço de pagamentos – que é o total das transações do Brasil com o exterior -registrou saldo deficitário nas transações correntes (operações de comércio e serviços com o exterior), de 550 milhões de dólares, em junho.

De acordo com o relatório do BC, esse número é o melhor registrado nas transações correntes desde janeiro de 1997.

O resultado foi totalmente financiado pelo ingresso de investimentos estrangeiros diretos, na ordem de 929 milhões de dólares, segundo o documento.

O resultado global do balanço de pagamentos foi deficitário em 2,4 bilhões de dólares, em julho.

O relatório foi divulgado um dia depois de o ministro da Fazenda, Pedro Malan, e o presidente do BC, Armínio Fraga, terem mantido reuniões, em Nova York, com banqueiros internacionais, obtendo destes a promessa de manter os créditos e os investimentos no Brasil.

continua após a publicidade

continua após a publicidade