Os dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) mostraram visões divergentes sobre as perspectivas econômicas da zona do euro durante a última reunião de política monetária, em abril, mostra a ata do encontro.

continua após a publicidade

Segundo o documento, as autoridades sugeriram que podem ajustar suas previsões para a economia da região na próxima reunião, entre 7 e 8 de junho. Isto abriria caminho para uma discussão sobre o momento para o início da retirada dos estímulos na bloco, que incluem juros abaixo de zero e um volume mensal de 60 bilhões de euros em compras de bônus.

continua após a publicidade

No entanto, as autoridades também alertaram contra qualquer mudança abrupta na comunicação com os mercados sobre o futuro da política monetária. Outra advertência foi a de que a projeção para a inflação na região poderia ser reduzida.

continua após a publicidade

“Alguns membros consideraram que os riscos ao Produto Interno Bruto (PIB) real podem ser caracterizados agora como amplamente equilibrados… outros defenderam que os riscos negativos ainda prevalecem”, diz a ata.

Novos dados e projeções econômicas disponíveis para o encontro de junho colocarão os dirigentes “em uma posição melhor para reavaliar a sustentabilidade da recuperação e a perspectiva para a inflação”, continua a ata.

O documento não deu indicações de que as autoridades podem mudar suas orientações para investidores sobre a forma da possível retirada dos estímulos. Fonte: Dow Jones Newswires.