Brasília – O Fundo Monetário Internacional (FMI) encontrou "números muito bons na economia brasileira", disse o diretor do Departamento das Américas do órgão, José Fojgencaum. Ele chefia a missão que visitou nesta quarta-feira (28) o Ministério da Fazenda.
Segundo o representante do FMI, a performance fiscal do país está muito boa e o país está crescendo, com baixa inflação e redução da pobreza. Ele também afirmou que o país não está vulnerável às turbulências financeiras internacionais.
?O Brasil tem boa situação diante da crise financeira internacional, graças à situação macroeconômica e ao nível em que estão as reservas internacionais", elogiou Fojgencaum. Para ele, o desempenho do Brasil, em alguns pontos, ?está melhor que o dos demais países emergentes?.
Fojgencaum disse que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, com quem se reuniu durante a tarde, está confiante na aprovação da prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) pelo Senado. De acordo com o diretor do FMI, Mantega não especificou que medidas tomaria caso o tributo seja rejeitado.
