Diretor do BC acredita em queda de juros nos bancos

O diretor de Administração do Banco Central (BC), Altamir Lopes, afirmou nesta quarta-feira que espera uma redução dos juros cobrados aos tomadores de empréstimos. “A expectativa é, de fato, a redução da taxa média do sistema”, disse o diretor do BC, na saída de um encontro reservado nesta manhã na presidência da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados.

Lopes disse acreditar que está havendo uma estabilização na inadimplência dos consumidores e uma perspectiva de redução ao longo dos anos. O movimento, ressaltou, está sendo observado pelo Banco Central.

Sem entrar em detalhes, o diretor do BC disse que, durante o encontro com os deputados, foi discutida a recente mudança nas regras de remuneração da caderneta de poupança.

Lopes também não quis comentar se a tendência da autoridade monetária é mesmo reduzir novamente a taxa básica de juros, atualmente em 9% ao ano, na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). “Sobre Selic, não se discute. Selic se discute no Copom”, disse.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna