A presidente da República, Dilma Rousseff, disse que vai empreender todos os esforços para que o Brasil tenha um crescimento econômico constante e não um crescimento de ‘voo de galinha’ (que sobe e logo cai). A afirmativa foi feita hoje, em Uberaba, durante assinatura de protocolo de intenções entre o governo mineiro, a Petrobras e a Cemig, para implantação da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados e de um gasoduto no local.
Ao falar dos esforços para um crescimento constante, a presidente questionou a proposição de que só se controla a inflação derrubando o crescimento econômico. No seu entender, controla-se a inflação não negociando com ela, mas fazendo o País crescer. E disse também que crescer não é um desafio apenas dos governos federal e estaduais, mas depende do espírito empreendedor de cada um.
Em rápida entrevista concedida à imprensa, Dilma falou ainda que sua administração vai cumprir o contingenciamento de R$ 50 bilhões do Orçamento. Indagada sobre o encontro que terá com o presidente norte-americano, Barack Obama, no sábado, em sua primeira visita oficial ao Brasil, Dilma não quis entrar em detalhes sobre a agenda.
Serenidade
O prefeito de Uberaba, Anderson Adauto (PMDB), ex-ministro dos Transportes, elogiou hoje, em discurso, “a serenidade” dos primeiros dias do governo de Dilma. Ele também elogiou o empenho da presidente em exercício da Petrobras, Maria das Graças Foster, na viabilização da unidade em Uberaba. O titular da estatal petroleira, Sergio Gabrielli, está em férias.