Dilma: governo cobrirá perdas da agricultura familiar

A presidente Dilma Rousseff afirmou hoje, em seu programa semanal de rádio “Café com a Presidenta”, que o governo federal dará suporte ao agricultor familiar em caso de perda da colheita e queda de preço dos produtos. De acordo com ela, o agricultor terá a dívida zerada se tiver prejuízo por conta de fenômenos climáticos e acesso a até R$ 4 mil para se sustentar. Para compensar perdas por conta de preços da mercadoria abaixo do gasto com o plantio, o governo dará desconto no empréstimo que o agricultor tomou.

As medidas fazem parte do Plano Safra 2011/2012, que terá R$ 16 bilhões para a agricultura familiar. Segundo a presidente, o programa fará empréstimos com juros a 2%, ante 4% na edição anterior, e maior prazo para quitação. “Tenho certeza de que a melhoria das condições vai permitir ao produtor pegar o empréstimo para aumentar sua área de produção, comprar máquinas, sementes. E assim ele vai vender mais produtos e aumentar a sua própria renda”, afirmou.

Dilma afirmou ainda que a proposta de regulamentação do Sistema Único de Atenção à Sanidade Animal (Suasa), que prevê desburocratização da venda de subprodutos animais, está pronta. “Vamos publicar um decreto que vai descentralizar a fiscalização, com o aumento da participação dos Estados nesse processo”, disse. “A proposta é muito boa, pois vai facilitar a comercialização dos produtos da agricultura familiar.”

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo